A Grande Roda: Terapeuta João Maurício Frajmund.

João Frajmund

Especialista em Técnica Klauss Vianna, Professor de Educação Física e Educação Somática.

Distrito Federal
5/5
Reserve agora. Você merece:

Técnica Klauss Vianna – Online.
A Técnica Klauss Vianna traz na dança a proposta de trabalharmos nossas singularidades de maneira criativa, unindo o caminho de autoconhecimento e de saúde. Neste, trazemos uma proposta de atenção consigo e com os outros. A Técnica é viva, pois adquire contornos de quem dela necessita nas suas tarefas e ações diárias.
Ela traz pontos de apoio para que possamos lidar com o cotidiano de maneira mais atenta às transformações, às nuances e desafios do caminho. Partindo de processos didáticos bem estabelecidos, o iniciante encontra todo respaldo para valorizar seu conhecimento prévio, não havendo, portanto, hierarquias pré-fixadas, mas processos singulares que compõem a caminhada de cada um nas suas espirais evolutivas. O processo, portanto, é de se descobrir nas formas corporais, um sentido de movimento, onde forma e função encontram-se em associação constante fazendo desse processo um estudo da anatomia em movimento: uma anatomia viva.
Dessa maneira podemos trazer todo olhar de curiosidade e amorosidade para com nós mesmos nas nossas limitações e potencialidades, muitas a serem desbravadas: seja numa caminhada, seja na dança, é sempre a busca por sair dos automatismos e reaprender consigo os caminhos de seu potencial criativo.

Poeta, formado em educação física e praticante de capoeira e danças populares, passei, além dessas, por diversas outras experiências de práticas corporais, enquanto professor, aluno e praticante, tais como esportes de rendimento, jogos cooperativos e populares, e performances poéticas na busca pelo compartilhamento e troca das sensações que a poesia, tanto escrita quanto oral, trazem.
No entanto, muitas inquietações me acometiam nesses processos, as quais não conseguia nomear gerando desconforto e sensação de inadequação. Foi, portanto, na dança a partir da Técnica Klauss Vianna que pude trazer maior acolhimento ao meu processo no mundo. Nesse processo que até então parecia um tanto fragmentado, o que buscava era um caminho de reintegração frente às diversas contradições a que somos jogados numa sociedade como a nossa, desde crianças. Com a curiosidade renovada fui instado a reaprender comigo mesmo, ao valorizar toda minha experiência de vida, pude alcançar novos pontos de uma espiral contínua em constante movimento e transformação, dar corpo a essas inquietações, ao trazer um olhar mais atento e cuidadoso a cada uma delas, e compreender que “o caminho se faz no caminhar” (Antônio Machado). E foi no caminhar nos princípios da Técnica Klauss Vianna, tão rico de possibilidades quando realizado de maneira atenta, que fui redescobrindo a vivacidade e minha curiosidade pelas coisas do mundo, pelo exercício de estar presente como algo que pode e deve ser elaborado constantemente, pois, cada momento é novo e somos sempre novos frente à “eterna novidade do mundo” (Fernando Pessoa).
Portanto, aqui está um pouco de mim, um ser curioso que busca desbravar a vida em suas diversas manifestações, todas dignas de olhares atentos quando envolvem processos históricos de um corpo coletivo que nos perpassa em cada ação, sempre em movimento, na proposta do viver e desbravar a si no olhar atento ao outro, ao mundo, em diálogos constantes.

O autoconhecimento, a busca pela autonomia, o trabalho da criatividade no respeito às singularidades são alguns dos princípios que norteiam esta prática e me atraem pois há um efetivo respeito aos seres em seus movimentos e olhares únicos ao mundo, num convite para que o processo de cada um seja movido pela criatividade e curiosidade desde o princípio.

Licenciado em Educação Física pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina);
Especialista em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP);
Especialista em educação e sustentabilidade.

Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.