O ESG é a sigla para meio ambiente, social e governança — tem sido um termo bastante evidenciado nos últimos anos. Isso tudo, graças à urgência por soluções eficientes contra diversos problemas de ordem ambiental, social e de governança enfrentados no mundo todo. Uma empresa ESG é o resultado das discussões acerca desses desafios. As esferas ambiental, social e de governança são as medidas usadas para entender o quanto uma empresa se dedica à redução dos danos que ela causa ao ecossistema em que atua e como ela se compromete em promover resultados positivos para todos. Como é de se esperar, uma empresa que desenvolve suas práticas com base no ESG além do marketing, consegue não só alcançar resultados muito mais consistentes no longo prazo, como também, atrair mais atenção de potenciais investidores. Os negócios que investem em ESG têm um desempenho bastante promissor na bolsa de valores. A verdade é que a sociedade como um todo valoriza os empreendimentos que se preocupam com o meio ambiente e com as pessoas, além de promover uma boa gestão. Isso é reflexo dos valores e dos princípios das gerações mais novas, que preferem consumir de marcas mais responsáveis. Uma empresa ESG é, sobretudo, um negócio dirigido por quem entende que é impossível prosperar em um mercado interligado ao meio ambiente e pessoas, sem pensar no bem-estar de todos. O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil é um levantamento realizado com base em 13 fontes de informação diferentes sobre a implantação de ESG. São milhares de entrevistas tomadas junto à alta direção daquelas empresas que faturam mais de US$40 milhões para entender quais são as que apresentam melhores índices de responsabilidade e governança corporativa.
Cada uma das empresas que participam deve sinalizar duas forças e uma fraqueza entre cinco principais variáveis: – comportamento ético da empresa; – transparência e sua boa governança; – responsabilidade com os seus funcionários; – compromisso com as causas ambientais e as mudanças climáticas; – sua contribuição à comunidade. A Natura é uma empresa largamente reconhecida pelos seus esforços ambientais. No entanto, parece que a companhia quer ir além e, no ano de 2020, definiu novas metas de práticas de ESG para a próxima década. Entre os novos objetivos, estão enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia. Para isso, a empresa que zerar suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. Esse trabalho promete rastrear as emissões não só na própria cadeia produtiva, como também, nas dos fornecedores, abrangendo desde matérias-primas até as embalagens usadas nos produtos. A Natura também tem outros compromissos de ordem social, como: – defender os direitos humanos e assumir o papel de ser humano; – aumentar a presença feminina no conselho/liderança sênior, de 35% para 50%, até 2023; – eliminar a diferença de salário entre gêneros, até 2023; – buscar 30% de inclusão de grupos sub-representados — considerando critérios étnico-raciais, diversidade sexual e identidade de gênero (LGBTI+), desvantagem socioeconômica e pessoas com deficiência física ou mental; – ofertar um salário digno (ou acima dele) para todos em 2023. Já são mais 40 anos trabalhando com programas de reuso de insumos e priorização da eficiência energética. Agora, a missão é solucionar 150% dos resíduos gerados pela sua cadeia produtiva, ou seja, cuidar dos resíduos próprios e dos gerados pelos fornecedores e pelos clientes. O grupo chama a atenção pelo detalhamento com que descreve seus compromissos, explicando as estratégias e o método de alcançá-las. Para isso, o Boticário foca 4 frentes: – neutralizar todo o seu impacto ambiental; – conservar a biodiversidade; – alavancar a diversidade e a inclusão social; – impulsionar uma beleza transparente. Empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrerem ações por impactos ao meio ambiente. Além disso, em pesquisa recente, a Bloomberg estima que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. A Grande Roda tem a missão de apoiar as empresas no planejamento e execução de atividades que promovam o bem estar dos colaboradores das empresas fortalecendo assim a esfera social do ESG, valorizando as ações da empresa, possibilitando ambientes mais saudáveis. Conheça A Grande Roda!
O vento de Junho soprando as bandeirolas coloridas é uma das imagens mais gostosas de ver. Na minha memória, Junho sempre teve cheiro, fogueira e sabor. Sabor de encontro, de trocas, de mãos dadas para dançar numa quadrilha. Em Roda, a humanidade festeja. Uma celebração ancestral. Estudos revelam que o simples ato de dar as …
A OMS e o Governo da Índia estabelecem o Centro Global de Medicina Tradicional na Índia. Este centro global de conhecimento da medicina tradicional, apoiado por um investimento de US$ 250 milhões do governo da Índia, visa aproveitar o potencial da medicina tradicional de todo o mundo por meio da ciência e tecnologia modernas para …
Antes de auscultar seu coração, antes de aferir sua pressão arterial, o profissional de saúde perguntou como está a sua vida e parou alguns minutos para ouvir o seu relato? E, ao final da consulta, receitou mantras, artes e alguns chás e infusões? Numa consulta com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é assim: …
Legado de 2022: a mudança de mindset na área da gestão de pessoas. A certeza que 2022 deixa de legado é a mudança de mindset na área da gestão de pessoas. Focar num ambiente corporativo mais agradável, promover wellness no formato físico e digital em que suas ações estarão focadas em garantir que a saúde …
O que a Natura e o Grupo Boticário têm em comum?
ESG: ambiente, social e governança.
Uma empresa ESG é o resultado das discussões acerca desses desafios.
As esferas ambiental, social e de governança são as medidas usadas para entender o quanto uma empresa se dedica à redução dos danos que ela causa ao ecossistema em que atua e como ela se compromete em promover resultados positivos para todos.
Como é de se esperar, uma empresa que desenvolve suas práticas com base no ESG além do marketing, consegue não só alcançar resultados muito mais consistentes no longo prazo, como também, atrair mais atenção de potenciais investidores. Os negócios que investem em ESG têm um desempenho bastante promissor na bolsa de valores.
A verdade é que a sociedade como um todo valoriza os empreendimentos que se preocupam com o meio ambiente e com as pessoas, além de promover uma boa gestão. Isso é reflexo dos valores e dos princípios das gerações mais novas, que preferem consumir de marcas mais responsáveis.
Uma empresa ESG é, sobretudo, um negócio dirigido por quem entende que é impossível prosperar em um mercado interligado ao meio ambiente e pessoas, sem pensar no bem-estar de todos.
O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil é um levantamento realizado com base em 13 fontes de informação diferentes sobre a implantação de ESG. São milhares de entrevistas tomadas junto à alta direção daquelas empresas que faturam mais de US$40 milhões para entender quais são as que apresentam melhores índices de responsabilidade e governança corporativa. Cada uma das empresas que participam deve sinalizar duas forças e uma fraqueza entre cinco principais variáveis:
– comportamento ético da empresa;
– transparência e sua boa governança;
– responsabilidade com os seus funcionários;
– compromisso com as causas ambientais e as mudanças climáticas;
– sua contribuição à comunidade.
A Natura é uma empresa largamente reconhecida pelos seus esforços ambientais. No entanto, parece que a companhia quer ir além e, no ano de 2020, definiu novas metas de práticas de ESG para a próxima década. Entre os novos objetivos, estão enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia.
Para isso, a empresa que zerar suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. Esse trabalho promete rastrear as emissões não só na própria cadeia produtiva, como também, nas dos fornecedores, abrangendo desde matérias-primas até as embalagens usadas nos produtos.
A Natura também tem outros compromissos de ordem social, como:
– defender os direitos humanos e assumir o papel de ser humano;
– aumentar a presença feminina no conselho/liderança sênior, de 35% para 50%, até 2023;
– eliminar a diferença de salário entre gêneros, até 2023;
– buscar 30% de inclusão de grupos sub-representados — considerando critérios étnico-raciais, diversidade sexual e identidade de gênero (LGBTI+), desvantagem socioeconômica e pessoas com deficiência física ou mental;
– ofertar um salário digno (ou acima dele) para todos em 2023.
Já são mais 40 anos trabalhando com programas de reuso de insumos e priorização da eficiência energética. Agora, a missão é solucionar 150% dos resíduos gerados pela sua cadeia produtiva, ou seja, cuidar dos resíduos próprios e dos gerados pelos fornecedores e pelos clientes.
O grupo chama a atenção pelo detalhamento com que descreve seus compromissos, explicando as estratégias e o método de alcançá-las. Para isso, o Boticário foca 4 frentes:
– neutralizar todo o seu impacto ambiental;
– conservar a biodiversidade;
– alavancar a diversidade e a inclusão social;
– impulsionar uma beleza transparente.
Empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrerem ações por impactos ao meio ambiente. Além disso, em pesquisa recente, a Bloomberg estima que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025.
A Grande Roda tem a missão de apoiar as empresas no planejamento e execução de atividades que promovam o bem estar dos colaboradores das empresas fortalecendo assim a esfera social do ESG, valorizando as ações da empresa, possibilitando ambientes mais saudáveis.
Conheça A Grande Roda!
#vemprAGrandeRoda
Referências:
amcham.com.br
Related Posts
Qual a sua memória afetiva das Festas Juninas?
O vento de Junho soprando as bandeirolas coloridas é uma das imagens mais gostosas de ver. Na minha memória, Junho sempre teve cheiro, fogueira e sabor. Sabor de encontro, de trocas, de mãos dadas para dançar numa quadrilha. Em Roda, a humanidade festeja. Uma celebração ancestral. Estudos revelam que o simples ato de dar as …
88% dos estados membros da OMS reconheceram o uso da Medicina Tradicional e Complementar.
A OMS e o Governo da Índia estabelecem o Centro Global de Medicina Tradicional na Índia. Este centro global de conhecimento da medicina tradicional, apoiado por um investimento de US$ 250 milhões do governo da Índia, visa aproveitar o potencial da medicina tradicional de todo o mundo por meio da ciência e tecnologia modernas para …
Abordagem centrada na pessoa. Você já experimentou?
Antes de auscultar seu coração, antes de aferir sua pressão arterial, o profissional de saúde perguntou como está a sua vida e parou alguns minutos para ouvir o seu relato? E, ao final da consulta, receitou mantras, artes e alguns chás e infusões? Numa consulta com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é assim: …
O que 2022 revelou para o RH das empresas?
Legado de 2022: a mudança de mindset na área da gestão de pessoas. A certeza que 2022 deixa de legado é a mudança de mindset na área da gestão de pessoas. Focar num ambiente corporativo mais agradável, promover wellness no formato físico e digital em que suas ações estarão focadas em garantir que a saúde …